sábado, 17 de dezembro de 2011

David Luiz: Deslizes que preocupam?

"Ele é muito rápido, se antecipa bem e tem qualidades técnicas fantásticas. Não se vê muito disso nos defensores. Acho que ele está se desenvolvendo, e se tornará um dos melhores zagueiros do mundo."

- André Villas-Boas

Chegada e alegrias

Com grande senso tático e técnica, David Luiz não tardou a figurar entre os onze titulares do então técnico Carlo Ancelotti, respondendo muito bem nessa ocasião. Ao marcar nos compromissos do Chelsea contra Manchester City e United, o brasileiro rapidamente caiu nas graças da torcida, fechando a temporada em alta com uma convocação para a Seleção de Mano Menezes que disputaria a Copa América.

Um reinício não tão bom

Mal o treinador André Villas-Boas havia chegado em Londres, e David já teria problemas com lesão. Seu joelho acabou o tirando dos gramados durante todo o mês de agosto. Na volta, custou a pegar ritmo de jogo, e acabou sendo preterido por Ivanovic. Quando enfim recebeu chances, acabou falhando e contribuindo negativamente para os Blues. O melhor exemplo é o pênalti que decretou a derrota para o Queens Park Rangers, em outubro.

Enquanto isso, o jogador vinha sendo convocado por Mano Menezes, alçado à condição de titular após o fracasso da Seleção na Copa América. Em uma equipe que deixava e muito a desejar, principalmente no aspecto coletivo, David continuou apresentando atuações inseguras, muitas delas desastrosas, como o gol contra marcado contra o México.

David, Seleção e futuro

A renovação da 'cara' da Canarinho é inevitável a esta altura. Mano Menezes já tem bem claro que David Luiz fará dupla com Thiago Silva na retaguarda da Seleção. A grande questão é: qual David que devemos esperar para 2012?


Parece irônico, mas as qualidades do zagueiro acabaram se tornando seus pontos fracos. O senso de antecipação e a velocidade deram lugar à afobação, já que David Luiz tem sido bastante criticado por faltas e pênaltis considerados 'bobos' no Chelsea. Isso fica claro na decisão de Villas-Boas em dar mais oportunidades a Ivanovic, por exemplo, fazendo com que o brasileiro demore não só a voltar à boa fase, mas também a compreender as táticas do português.

Mesmo assim, nem tudo se resume a críticas. Vale lembrar que David não esteve em campo durante as duas derrotas mais significativas da temporada, ou seja, os 5 a 3 para o Arsenal e 3 a 1 para o United. Se não pretende usar o brasileiro na defesa, Villas-Boas deveria considerar usá-lo na proteção à frente da área, hoje um setor vulnerável da equipe londrina.

"As pessoas têm falado que cometo 'erros malucos', mas tenho a cabeça forte; sou um cara forte, e esse tipo de comentário não me afeta."

- David Luiz

Tudo isso não significa, contudo, que o jogador deva ser descartado da Seleção. David é sim, como muitos apontam, um dos zagueiros mais promissores do futebol mundial, e precisar ser incentivado. Se até Lúcio já foi contestado, por que com o jovem de 24 anos deveria ser diferente?

IN: Goal

Sem comentários:

Enviar um comentário