Hulk e David Luiz. O destino reservou-lhes histórias comuns, uma vida feita de encontros e desencontros, difíceis de imaginar por antecipação. Por estes dias começou a ser desenhado mais um desses capítulos contados a dois; David Luiz está em Barcelona para manter um lugar na selecção, enquanto Hulk procura conquistar um, sempre com o sonho comum: chegar ao Mundial'2014 entre as opções de Mano Menezes. Um sonho que apenas 23 brasileiros vão conseguir concretizar.
Para já, conta-se a história de um passado interligado por coincidências difíceis de explicar. Ainda novos, bem antes de entrarem na idade adulta, Hulk e David Luiz deixaram o conforto das cidades em que nasceram para tentarem a sorte no futebol, primeiro no São Paulo, depois no Vitória; os dois, ainda meninos, chegaram mesmo a partilhar casa na Baía, numa espécie de academia do clube. Apesar de o defesa ser mais novo um ano, até se encontraram muitas vezes nos treinos. Hulk recorda esses tempos. "Chegámos mesmo a partilhar um quarto no Vitória, mas até já nos tínhamos encontrado antes, no São Paulo. Agora estamos os dois na selecção do Brasil! O mundo é mesmo pequeno e dá muitas voltas. É engraçado quando encontramos amigos que jogaram connosco nos infantis, iniciados, juvenis… É o caso do David Luiz." Curiosamente - e aqui está mais uma coincidência - chegaram os dois para ser dispensados no Vitória. Hulk não conseguia sobressair a defesa-esquerdo e David Luiz tinha dificuldade para brilhar como médio-ofensivo. Por sorte do destino, houve quem obrigasse Hulk a avançar no terreno até se fixar no ataque, enquanto David Luiz foi percorrendo o caminho inverso.
E foi assim que chegaram à equipa principal. Hulk foi o primeiro a instalar-se por lá, mas realizou apenas dois jogos, os suficientes para despertar o interesse dos japoneses, naquela que seria a última paragem antes de chegar a Portugal; David Luiz ficou por lá mais tempo e, embora se tenha estreado aos 16 anos pela equipa principal, só quatro anos depois é que chegou a Portugal para jogar no Benfica. E aqui está um desses tais desencontros do destino, que quis que jogassem em clubes rivais, algo que mudou por estes dias, quando começaram mais uma dessas aventuras conjuntas, desta vez na selecção brasileira. Apesar da rivalidade que guardam para Portugal, Hulk e David Luiz dividem-se nos elogios. O defesa reconhece que é bem mais fácil ter Hulk como companheiro de equipa; enquanto o avançado fala de um "grande amigo". "Quando ele assinou pelo Benfica, falámos e disse-lhe que estava muito feliz, porque sabia que ele tinha dado um passo importante na carreira. Uns anos depois, foi a vez de ele ficar feliz por mim, quando eu cheguei ao FC Porto. E hoje temos a felicidade de nos termos voltado a encontrar na selecção. É um grande jogador, uma excelente pessoa e um amigo", revelou o avançado. O percurso dos dois continuará a ser escrito e nunca se sabe quando poderá acrescentar mais um capítulo a esta história. IN: O Jogo
Sem comentários:
Enviar um comentário